Buscar
  • Rafael S. de Oliveira

QUAL O PROBLEMA DA ESCOLA PÚBLICA



Essa é uma questão que muitos gostariam de saber a resposta! E nada melhor do que perguntar para quem vivencia isso.

Essa semana tive uma conversa com os alunos do 8 º e perguntei: o que eles esperam da escola? As respostas foram as mais diversas, como...

Queremos uma escola com uma estrutura melhor, ou seja, com banheiros funcionando, iluminação adequada, salas de aulas sem pichação, sala com todos os vidros, enfim sem todos os problemas estruturais que são comuns na maioria das escolas.

Outra experiência (desagradável) que eu tive, foi quando estava aguardando a abertura do portão da escola e alguns pais aguardavam para uma "reunião" com a direção da escola e um dos pais reclamou da perda de tempo (dele) devido a incompetência dos docentes em gerir a classe. Não me contive e perguntei se ele participava das reuniões da escola regularmente, a resposta foi "não", perguntei se acompanha o desenvolvimento escolar do filho e a resposta foi a mesma. Ele continuou reclamando por ter que ir à escola "só por causa do comportamento do filho", ou seja, jogou a responsabilidade para a escola, afinal ele já faz a parte dele “manda o filho para a escola”.

Já no meu convívio com os colegas professores as reclamações sempre recaem na falta de interesse dos alunos ou na falta de estrutura da escola e aí vem uma enxurrada de reclamações, porém nunca é culpa do decente.

Todas as observações acima são válidas e verdadeiras, o problema é que sempre passamos a culpa para o próximo da fila e nunca paramos e analisamos qual é a nossa parcela de culpa. Todos temos a nossa parcela, maior ou menor. Os alunos precisam saber que tem deveres também é não só direitos. Os pais precisam participar ativamente da vida escolar. Os professores precisam administrar os conflitos e buscar esses alunos e não afastar. A gestão tem que assumir o papel de liderança no processo e buscar soluções e não ficar buscando culpados.

Gostaria de deixar essas observações do meu dia a dia como uma sugestão para mudar um pouco que seja a nossa difícil realidade escolar.


Assinado por:


Marcelo Oliveira - Atual Professor do Colégio Sidronia e Escola Estadual Batista Cepelos, Representante do Conselho Consultivo e colunista e editor do Blog - "O Observatório".


Editado e Publicado por:


Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder e Especialista de Bem-Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista e Editor pelo Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiências e Cultura).

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Associação Zona Oeste Cidadã - Observatório

CNPJ/CPF - 386.276.798-19

Endereço: Rua Adib Auda, 386 - Granja Vianna - SP.

Entregamos Mensalmente nossos Produtos

(+55) 11-4614-8639

WhatsApp - Contato

©2019 por O Observatório. Orgulhosamente criado com Wix.com