Buscar
  • Rafael S. de Oliveira

O EXERCÍCIO ATIVO DA CIDADANIA E O COMBATE A CORRUPÇÃO



A corrupção é um fenômeno que impede a efetivação dos direitos fundamentais sociais (educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados) bem como põe em risco o próprio Estado Democrático e de Direito. E deve ser combatido pela sociedade como um todo, não somente pelas instituições de controle estatais.

Se trata de uma prática sorrateira que impede a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, capaz de reduzir as desigualdades sociais.

Nós cidadãos, também somos responsáveis por enfrentar as práticas consideradas corruptivas.

Para que isso aconteça, é preciso ter em mente que a patologia corruptiva (clientelismo, patronagem, nepotismo, fisiologismo, malversação dos recursos públicos, extorsão, suborno, concussão, prevaricação) não se refere apenas as questões econômicas, mas, diz respeito principalmente à violação dos valores democráticos (supremacia da vontade popular, preservação da liberdade e igualdade de direitos).

Portanto, é nosso dever enquanto cidadãos exercer o controle social sobre as políticas públicas, isto é, ter uma participação efetiva na elaboração, na deliberação, na implantação, no monitoramento, bem como em sua avaliação.

Neste contexto, é fundamental que o cidadão comum compreenda que se atentar a res pública (coisa pública) significa zelar pelos recursos retirados da sociedade para subvencionar as atividades do Estado.

O combate a corrupção exige um exercício ativo da cidadania.


Assinado por:


Cesar Andrade Filho - Atual Presidente da Associação Zona Oeste Cidadã - O Observatório, Sócio-Advogado do escritório Hobaica Advogados e Bornacina.


Editado e Publicado por:


Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder e Especialista de Bem-Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista e Editor pelo Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiências e Cultura).

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Associação Zona Oeste Cidadã - Observatório

CNPJ/CPF - 386.276.798-19

Endereço: Rua Adib Auda, 386 - Granja Vianna - SP.

Entregamos Mensalmente nossos Produtos

(+55) 11-4614-8639

WhatsApp - Contato

©2019 por O Observatório. Orgulhosamente criado com Wix.com