Buscar
  • Taylan Gusmão

ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO




O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é um índice criado pela Transparência Internacional criado em 1995, que ordena os países do mundo de acordo com o grau de corrupção na esfera pública para interesse privado.


O índice avalia 180 países do mundo, sendo 1º mais integro, e 180ª com maior índice de percepção de corrupção. No resultado apresentado no ano de 2019 a Nova Zelândia ficou na primeira colocação, ganhando a chancela de país mais integro dos 180 avaliados, o 180º lugar (maior percepção de corrupção), foi atribuído à Somália.


O Brasil ficou na 106ª colocação, caindo ano após ano. Essa onda de queda, em que o país é visto como cada vez mais corrupto começou em 2012, Foram décadas de escândalos de corrupção que repercutiram na imprensa nacional e alguns casos ate mesmo na imprensa internacional. Depois do mensalão, houve muitos outros de grande notoriedade, como: Mensalão Tucano, Máfia das Sanguessugas, Operação Satiagraha, Escândalo no Ministério dos Transportes, Caso Cachoeira, Mafia do ISS, Operação Lava Jato, Petrolão etc.


Na "era Petista" o Brasil bateu o recorde de valor "roubado" da população, cujas cifras desviadas dos cofres públicos foram de quase 1 trilhão de reais, algo jamais visto na história do Brasil.


Além desses eventos negativos de maiores magnitudes, também temos os problemas de ordem micro, que acontecem nas cidades, seja de superfaturamento de obras municipais, seja pelo fato de termos instituições repletas de regras, prazos, procedimentos e demais burocracias, situação em que acaba prevalecendo a máxima de "criar dificuldades para vender facilidades".


Todos esses fatores podem ter sido levados em consideração para o Brasil ocupar uma posição tão lastimável no tocante ao índice de percepção de corrupção.


Penalidades mais severas para crimes de corrupção. desburocratização estrutural das instituições públicas, e uma cultura que eleve os valores morais, a retidão e os bons costumes podem ser o remédio para colocar o Brasil em um patamar digno e respeitável no citado índice em questão.



Assinado por:

Taylan Gusmão - Graduado pela Universidade São Judas Tadeu, Líder do Movimento Direita Cotia, Colunista e Editor do Blog O Observatório.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Associação Zona Oeste Cidadã - Observatório

CNPJ/CPF - 386.276.798-19

Endereço: Rua Adib Auda, 386 - Granja Vianna - SP.

Entregamos Mensalmente nossos Produtos

(+55) 11-4614-8639

WhatsApp - Contato

©2019 por O Observatório. Orgulhosamente criado com Wix.com